A razão da escolha da minha imagem está relacionada, obviamente, com a quantidade de elementos e técnicas que nela reconheci, julgando-a, assim, um bom objecto de análise para a redacção do meu trabalho teórico.
No que diz respeito aos elementos básicos, identifico a linha, a direcção, o tom, a cor, a escala, a dimensão e o movimento.
A linha, em primeiro lugar, surge como uma marca contínua e precisa, contendo uma direcção e um propósito definidos. Neste caso concreto é utilizada de forma flexível, ainda que disciplinada, em todos os traços coloridos da imagem. Estas linhas contêm, portanto, uma direcção curva, conferindo uma ideia de movimento a quem a visualizar.
A imagem contém também cor. Aliás, nela se reúnem as três cores primárias: amarelo, vermelho e azul, ainda que em diferentes tons. Analisando superficialmente a imagem, identificamos também a cor verde, e, na zona superior, podemos identificá-la entre o amarelo a o azul, cores primárias que, quando misturadas, dão origem ao verde. Ainda dentro do tema da cor, podemos afirmar que, neste caso concreto, identificamos também as três dimensões que se podem definir neste elemento básico: a matiz (nas já referidas cores primárias), a saturação (referindo-se à pureza da cor face ao cinzento, esta imagem é extremamente elucidativa, uma vez que o próprio fundo é, precisamente, cinzento, fazendo realçar todas as outras cores) e, finalmente, o brilho (indo da luz à escuridão, esta dimensão está presente na zona inferior da imagem, onde a cor vermelha perde imenso brilho em comparação à sua representação numa zona mais acima).
Como já referi, a imagem contém também diferentes tons de cada cor, que avançam gradualmente à medida que se aproximam da cor seguinte, conferindo à imagem alguma ideia de dimensão, devido às luzes e sombras.
Finalmente, a escala encontra-se, obviamente, presente nas letras, onde, através da introdução de letras maiores/menores, se pode alterar a percepção do homem. As letras onde se pode ler “música viva” parecem-nos, assim, enormes perante as letras do texto imediatamente abaixo.
Referentemente às técnicas da comunicação visual, posso afirmar que identifico, nesta imagem, a assimetria, a irregularidade, a espontaneidade, a actividade, a ousadia, o ênfase e a opacidade.
A assimetria, pois nenhuma unidade situada de um lado de uma linha central é rigorosamente repetida do outro lado. A espontaneidade, como um elemento caracterizado pela emoção, pelo impulso e pela liberdade. A actividade, reflectida no movimento da linha, assim como a ousadia. O ênfase, não só nas cores em contraste com o fundo cinzento escuro, mas principalmente nas palavras brancas do canto inferior direito. Finalmente, a opacidade, pois nenhum dos elementos da imagem envolve detalhes visuais através dos quais se pode ver.
Sem comentários:
Enviar um comentário